quarta-feira, 7 de julho de 2010

As práxis pedagógicas presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente ás crises do conhecimento científico no século XX

Maria Helena Silveira Bonnilla



Pode se dizer que a nossa sociedade ao longo dos anos foi marcada por grandes transformações, entre elas se encontra as transformações cientificas e tecnologias, que envolvem inúmeras pessoas, e mudanças constantes.
Desde o uso da impressão o pensamento mudou, pois a informação passaram a ser analisada, e a ter diferentes interpretações.Não se levando em conta apenas o que era dito, onde o significado passou a ter muito mais importância.As informações passam a ser comparadas,e consultadas.Os impressos marcam a era do questionamento, porque as informações passam a ser analisadas diversas vezes, revelando diferentes interpretações.
Mas vale ressaltar que o questionador é aquele que possui o conhecimento, e é através deste que o homem torna-se capaz de dominar e modificar o real.Portanto é através do saber que o homem torna-se capaz de manipular as coisas, analisar e questionar a verdade.
Muitas mudanças ocorreram no modelo científico e tecnológico, o que levou a uma nova comivisão que está diretamente ligada as novas problemáticas da contemporaneidade.E essas problemáticas têm provocado reconfigurações e articulações no interior das formações sociais, subjetivas e politicas, sendo que os novos meios técnico-cientifico têm papel significativo nesse processo.
Mesmo sabendo que a evolução é inevitável, pode-se perceber que nem sempre ela vem para o bem, fatos históricos revelam que quando as tecnologias não são bem manuseadas elas podem trazer grandes destruições e caos.Porém a ciência, a evolução e as tecnologias são um fato que faz parte da nossa realidade, e que temos que aprender a conviver e aprender a melhor forma de usá-las.Por isso eles tem que serem acompanhadas, estudadas, principalmente por se tratar de um processo em constante renovação e ressignificação.
Diante de tantas renovações que a nossa sociedade sofre diariamente ainda é possível perceber que as escolas possuem um modelo pedagógico fechado e hegemônico, que não condizem com a realidade da nossa sociedade dos nossos alunos.Mesmo fechando os olhos para a realidade, elas acabam invadindo as escolas através de sues alunos.
A formação ainda é baseada em um conhecimento científico verdadeiro que é transmitido ao aluno pelo professor.
O modelo pedagógico tem que passar a ser feito de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar.
A escola deve estar aberta para as novas necessidades da sociedade, para as mudanças, para a construção coletiva do conhecimento, sem modelos prévios, e sem receitas prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário